Gestão da Qualidade
ISO9001 – Requisitos para sistemas de gestão da qualidade
A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica e que pode melhorar os resultados esperados e a sustentabilidade da organização.
As diretrizes estabelecidas por esse referencial normativo, são embasadas em metodologias especificas como: a abordagem de processos com base no ciclo PDCA e a mentalidade de riscos (pensamento preventivo).
A implementação da ISO 9001 garantirá uma gestão de processos mais eficiente minimizando e/ou eliminado falhas, tratativa de não conformidades com mais eficácia, otimização e padronização de processos.
Com a ISO 9001, também é possível influenciar a melhora da qualidade no segmento atuante, pois requisitos para gestão de desempenho de fornecedores serão definidos, para garantir a qualidade de produtos e serviços processados pela empresa, o que de forma direta, contribuirá para o mercado de forma coletiva.
Princípios:
- foco no cliente;
- liderança;
- engajamento das pessoas;
- abordagem de processos;
- melhoria;
- tomada de decisão baseada em evidências;
- gestão de relacionamento;
Benefícios:
- abordagem de riscos e oportunidades inerentes ao contexto da organização;
- aumentar satisfação de clientes;
- foco no atendimento de requisitos dos clientes, estatutários e regulamentadores;
- melhora na qualidade de produtos/serviços;
- aumento de competitividade;
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